Fotodocumental "Esperar até quando?"

Capa Esperar até quando.jpg

"Chorei, como muitos, quando vi as imagens pela televisão, do nosso Mercado Público de Porto Alegre queimando. Achei que era o fim desse lugar que faz parte da história de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul, pois o visitante que vem ao nosso Estado, certamente leva nas suas fotos e no coração, um pouco desse cartão postal dos gaúchos. Mas, mais que um espaço para turista ver, como muitos que visitamos em outros lugares do mundo, o nosso Mercado Público tem essa alma e força de quem superou quatro incêndios e uma grande enchente, sempre mantendo sua arquitetura, que não cansamos de admirar, construído originalmente em neoclássico, e após as restaurações, passando a estilo eclético.

 

Mas o que faz dele um lugar aconchegante? Sem dúvidas são as pessoas, que lutando bravamente, seguem trabalhando com as condições disponíveis no momento, tendo em vista o último sinistro, e mesmo assim nos fazem voltar e voltar sempre ao histórico lugar.
 

O registro, através dos seus protagonistas, traz as imagens que desvendam esse mundo tão cheio de humanidade, e que em cada mercadeiro impactado, é perceptível no olhar, a longa espera de um dia retornar ao antigo local. As imagens ficarão para sempre como testemunho deste período, pois elas trazem um pouquinho da vida de cada um, que muitas vezes passam invisível aos olhos dos que por ali transitam. Através das lentes dos fotógrafos, atentos à importância da denúncia do descaso das autoridades para devolver aos mercadeiros e aos cidadãos a obra de arte completa, este registro constrói uma linda e eterna lembrança da esperança de um dia voltar."
 

Dulce Helfer